A Delegação Distrital de Évora da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) organiza, no dia 14 de outubro, o Workshop “Um dia com Balint”.
A formação, promovida em conjunto com a Associação Portuguesa de Grupos Balint (APGB), incide sobre a relação médico-doente, com base na metodologia preconizada por Michael Balint, e é dirigida a médicos de família e médicos integrados do Internato de MGF.
De acordo com a Comissão Organizadora, o objetivo é que o evento, que decorrerá nas instalações da Delegação Distrital de Évora da APMGF, permita que “os participantes se familiarizem com a dinâmica de um grupo Balint, participem em simulações de papéis (role-play em grupo seguro), onde se expõem as dificuldades relacionais com os pacientes, e se desenvolve a gestão das emoções daí decorrentes”.
Pretende-se ainda que os médicos “desenvolvam competências pessoais facilitadoras de um ambiente de consulta, em que domine a escuta empática”.
Durante o workshop, serão desenvolvidos alguns temas centrais como “Michael Balint e a reflexão sobre o conteúdo emocional da consulta”, “Uma limitada, mas considerável mudança na personalidade dos médicos”, “O que são os grupos Balint”, “Consequências a longo prazo para a qualidade da prática médica” e “O grupo Balint na prática”.
Mais informações sobre a formação podem ser solicitadas através do e-mail evora@apmgf.pt.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.