No dia em que foi apresentado o “Europe Beating Cancer Plan” – Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, Ursula van der Leyen, presidente da Comissão Europeia, anunciou que o cancro pediátrico irá, finalmente, ser incluído neste ambicioso projeto.
O discurso, realizado durante a reunião da SIOPE (The European Society for Paediatric Oncology) pode ser agora lido na íntegra!
“Caros amigos da Sociedade Europeia de Oncologia Pediátrica (SIOPE),
Num ano de pandemia, todos nós fomos relembrados de que a ciência salva vidas.
A esperança do mundo esteve nas mãos de médicos, biólogos e cientistas que tudo fizeram para desenvolver vacinas contra um vírus desconhecido.
E quando soubemos que havia sido desenvolvida uma vacina contra a COVID-19, lembrei-me de uma famosa frase proferida por Winston Churchill: “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos!”.
Devemos muito aos cientistas. E eu quero que a União Europeia esteja sempre ao lado deles, dando-lhes todo o apoio de que eles necessitam. Porque eles estão ao nosso lado, contra o coronavírus e contra todas as outras doenças.
Em 2020, mais de um milhão de europeus morreu por causa do cancro – o dobro das vítimas mortais causadas pelo novo coronavírus. No ano passado, mais de 15 mil crianças europeias foram diagnosticadas com cancro.
Eu tinha 13 anos quando a minha irmã Eva-Benita morreu de cancro. Ela tinha apenas 11 anos. As dores começaram dois anos antes de ela morrer. Foi uma odisseia sem fim de idas a especialistas até que, meses depois, a causa da sua dor foi diagnosticada. Um retículo-sarcoma. Um cancro raro. Para a minha família, o diagnóstico foi algo inesperado. De repente, a nossa calma foi destruída. Os dias eram preenchidos pelo medo e as noites por lágrimas.
Naquela época, em 1971, não havia nada que os médicos pudessem fazer para salvar a minha irmã.
Desde aí, foi feito um grande avanço ao nível da investigação. Os diagnósticos são hoje muito mais precisos. Foram descobertos novos tipos de fármacos para o tratamento do cancro. Para milhares de crianças, tudo isto pode fazer a diferença entre a vida e a morte.
E é por isso que o Dia Internacional da Criança com Cancro é tão importante.
A investigação salva vidas.
Foi com esta confiança na ciência que, há um ano, começámos a desenvolver um novo plano contra o cancro. Consultámos médicos e cientistas, e também pacientes, familiares e sobreviventes. Recebemos mais de 200 contribuições por parte da comunidade da oncologia pediátrica.
E hoje, é com orgulho que anuncio que acabámos de aprovar a nossa proposta para o Europe Beating Cancer Plan.
Este é um plano que coloca a inovação e as novas tecnologias ao serviço da comunidade afetada pelo cancro. É um plano focado na prevenção e no diagnóstico precoce. E, mais importante, é um plano que inclui uma nova iniciativa chamada Helping Children with Cancer.
A iniciativa terá como alvo os desafios específicos dos cancros pediátricos. Por exemplo, no momento em que são diagnosticados, 80% dos cancros pediátricos já se espalharam para outras partes do corpo. Isso tem de mudar. Por isso, esta iniciativa terá como foco a deteção rápida e o diagnóstico precoce, juntamente com o tratamento e cuidados adequados.
A Helping Children with Cancer será apoiada pelo nosso programa de investigação, o Horizon Europe. E, juntamente com um maior financiamento, virão também novas medidas políticas e legislativas.
Os sobreviventes de cancro infantil enfrentam desafios específicos e quase um terço deles sofre consequências graves a longo prazo. A iniciativa criará um cartão inteligente de sobrevivente de cancro e uma rede europeia para jovens sobreviventes do cancro. Isto serve para nos ajudar a monitorizar a saúde dos sobreviventes ao longo dos anos e para os ajudar a construir uma nova vida.
Juntos, podemos dar às crianças com cancro mais oportunidades. Juntos podemos fazer a diferença.
Por estas crianças e pelas suas famílias.
Pela investigação.
Pelos milhões de europeus que lutam pela vida.
Juntem-se a nós!”
Ursula von der Leyen
Fonte: Comissão Europeia