Unidade de cuidados paliativos de Bragança garante tratamento personalizado aos doentes e familiares

 Os doentes com cancro dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais, já têm ao seu dispor uma unidade domiciliária de cuidados paliativos, a Terra Fria, um projeto inovador que nasceu no distrito de Bragança para melhorar a qualidade de vida dos doentes e familiares. 
A unidade, que conta com profissionais da Unidade Local de Saúde do Nordeste, está diariamente no terreno com uma equipa de enfermeiros, que transmitem aos médicos o estado de saúde dos seus doentes. Em casos mais complexos, os médicos, que estão sempre de prevenção, poderão atuar.
A equipa multidisciplinar da unidade Terra Fria conta com dois médicos, 12 enfermeiros, um assistente operacional, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta e um assistente social, bem como uma equipa holística, que segue o doente e os seus familiares nas suas diversas manifestações: terapêuticas, emocionais, sociais e espirituais. 
O projeto Terra Fria nasceu da necessidade de criar cuidados de proximidade com os doentes, a fim de ajudar os familiares a cuidarem e a manterem-se a par do estado clínico do paciente, educando-os para as suas necessidades e acompanhando-os em termos emocionais. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter