Olá mãe,
Vou tratar-te por tu. Provavelmente não estás preparada para a notícia que vais receber… na verdade, nada nos pode preparar para aquelas palavras…
Se calhar, já há algum tempo que achas que algo de errado se passa com o teu filho. Ou então, simplesmente levaste-o a uma consulta de rotina, sem saberes o que te esperava… sem saberes que irás ouvir “o seu filho tem cancro”.
Independentemente das circunstâncias, do lugar, das pessoas com quem estejas, aquelas palavras vão mudar a maneira como vês o mundo. Tu és mãe e aquele é o teu filho. E todas nós sabemos que, pelos nossos filhos, fazemos qualquer coisa. Todas nós sabemos que a nossa função, enquanto mães, é protege-los de todos e quaisquer perigos.
Mas, a partir de agora, vais ter de aprender que o corpo do teu filho é falível. Que ele tem algo que pode ser destrutivo. Que não podes, simplesmente, “pegar” no cancro do teu filho e seres tu a sofrer por ele.
Eu sei mãe, é complicado. É algo que não se explica. Vais chorar, todas choramos quando ouvimos que as nossas crianças têm cancro.
Sentes que todo o teu mundo desabou, não é?
Mas faz parte…infelizmente, faz parte.
Vais ter de processar tudo o que te disseram. Mas o tempo é muito pouco, porque vais ter de entrar rapidamente em ação. Vais ter de aprender tudo sobre o cancro, sobre os tratamentos, sobre os efeitos secundários. Vais ter de tomar as decisões mais difíceis da tua vida e, provavelmente, as mais importantes para a vida do teu filho.
Mas, acredita, vais conseguir ultrapassar isto tudo.
O teu filho está prestes a entrar numa das piores fases da sua curta vida. E tu vais ter de ser muito forte, vais ter de estar sempre ao lado dele, a dar-lhe a maior força possível.
E, acredita em mim, nem tudo é mau. Vais conhecer pessoas que te vão ajudar. Vais estar rodeada de amigos e familiares que nem nunca te tinhas apercebido que se importavam tanto contigo e com a tua criança.
Aproveita esse apoio, porque vais precisar muito dele. Não vais conseguir ultrapassar todo este processo se estiveres sozinha. Até podes resistir a essa ajuda no início, mas vais aperceber-te do quão valiosa ela é.
Os amigos vão querer ouvir os teus desabafos, as tuas angústias, as tuas vitórias. Às vezes vais achar que eles não te entendem, que não percebem aquilo por que estás a passar. E até podes ter razão, ninguém percebe esta dor a não sermos nós, mas eles fazem o melhor que podem.
Gostava de poder prometer que o teu filho vai sobreviver a esta tormenta. Mas não posso. Acredita, era o que mais queria, poder dizer que ela vai sair ileso, mas apenas posso dizer que, seja qual for o resultado, vais começar a apreciar a vida de uma nova maneira. Vais começar a apreciar as “pequenas coisas”, aquelas coisas que todos damos como certo, até um dia…
Vive o momento. Aproveita todas horas, minutos e segundos que tens com o teu filho. Vais ter de começar a viver um dia de cada vez…
Mas, nunca te esqueças, independentemente do que acontecer, és e continuarás a ser uma ótima mãe.
Assinado,
Rachel Camp, uma mãe que ouviu as palavras “o seu filho tem cancro” há 308 dias.
Fonte: Yahoo