UHDC lembra importância da alimentação no combate ao cancro

A União Humanitária dos Doentes com Cancro (UHDC) lembra a importância da alimentação na prevenção do cancro e na melhoria do prognóstico do doente oncológico, numa altura em que se assinala na próxima terça-feira, 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.
As necessidades nutricionais dos doentes que sofrem com cancro diferem das da restante população, motivo pelo qual Cláudia Costa da UHDC sublinha que “o cancro e a malnutrição são duas condições que estão frequentemente associadas, seja pelas alterações fisiológicas resultantes da doença, seja pelos efeitos colaterais do tratamento, como a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia, sendo fundamental realizar uma adequada intervenção nutricional. Fator que deve ser encarado como um complemento fundamental ao tratamento”.
A alimentação assume um papel crucial na oncologia, não só porque serve de base para a prevenção de diferentes tipos de cancro, mas também porque tem capacidade para impulsionar o sistema imunitário do paciente após o diagnóstico do cancro. 
Um balanço recente aponta para o facto de a desnutrição afetar entre 40% a 80% dos doentes com cancro, uma problemática que nem sempre é reconhecida ou percecionada pelos familiares dos pacientes.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter