UE financia novo tratamento oncológico contra glioblastoma

A União Europeia (UE) acaba de anunciar um financiamento de 35 milhões de euros para o desenvolvimento de um novo tratamento contra o glioblastoma, o tipo de cancro cerebral mais agressivo.
A nova terapia, que tem como foco o tratamento local de tumores sólidos, será desenvolvida pela empresa alemã de dispositivos médicos MagForce, com base num investimento realizado pelo Banco Europeu de Investimentos (BEI), num total de 35 milhões de euros, num período de três anos, caso os objetivos acordados sejam cumpridos.
Denominado por NanoTherm, o tratamento inovador contra aquele tipo de cancro consiste em introduzir nanopartículas magnéticas diretamente num tumor e aquecê-las num campo magnético alternado, de forma a destruir as células tumorais.
A terapia danifica as células cancerígenas de maneira irreparável ou sensibiliza-as para uma quimioterapia ou radioterapia adicional. O tratamento já foi aplicado com sucesso em doentes na Alemanha.
Segundo explicou a Comissão Europeia, o NanoTherm permite combater o tumor a partir do seu interior, preservando as células saudáveis à sua volta e tem efeitos secundários significativamente mais reduzidos do que nos tratamentos convencionais atualmente utilizados.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter