Tratamento pioneiro à base de açafrão mostra-se promissor no tratamento do neuroblastoma

De acordo com investigadores, uma mistura feita à base de açafrão pode ser útil no combate ao neuroblastoma, o mesmo tipo de cancro que no mês passado vitimou o menino inglês, Bradley Lowery.
O estudo está a ser realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que descobriu que “carregar” nanoparticulas com a especiaria pode destruir os tumores mortais desta doença.
Há já algum tempo que se desconfia que o açafrão pode ter efeitos terapêuticos, nomeadamente no combate a algumas células cancerígenas.
Se comprovadas, as descobertas podem acabar com a necessidade das crianças serem submetidas a sessões extenuantes de quimioterapia.
Para o estudo, publicado na Science Alert, os cientistas descrevem que testaram um carregamento de nanopartículas de óxido de cério com açafrão, e descobriram que essa combinação teve efeitos substanciais no que diz respeito à morte de células de neuroblastoma humano criadas em laboratório.
Além disso, os investigadores não encontraram nenhum impacto negativo nas células saudáveis ​​próximas.
Para os investigadores, esta pesquisa demonstrou que pode existir um novo método de tratamento sem a toxicidade da terapia agressiva que pode, a longo prazo, ter efeitos na saúde dos pacientes.
Apesar dos resultados promissores, os especialistas reiteram que quaisquer conclusões podem ser precipitadas, tendo em conta que só agora o tratamento irá começar a ser testado em animais.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter