Tratamento combinado de imunoterapia e terapia fotodinâmica combate tumores agressivos

Um regime combinado de imunoterapia e terapia fotodinâmica pode revelar-se eficaz a combater tumores, levando a uma resposta imune ampla.
A pesquisa foi realizada no Centro Médico da Universidade Leiden e contou com a colaboração do Centro Médico da Universidade Erasmus, ambos na Holanda. Os cientistas testaram uma nova abordagem que utiliza a terapia fotodinâmica, através de um fotossensibilizador, no caso o Bremachlorin, com oxigénio e luz, seguida de imunoterapia.
A terapia fotodinâmica permite desencadear reações que destroem seletivamente os tumores, tornando-os mais vulneráveis ​​ao sistema imunitário, que é posteriormente fortalecido com a imunoterapia, explica o artigo publicado na revista Clinical Cancer Research.
Os resultados obtidos em modelos animais de dois tipos de tumor – linfoma e cancro cervical agressivo – mostraram uma resposta imune ampla contra os tumores primários e maior eficácia no combate de tumores secundários, distantes ou metástases em alguns dos animais.
A nova abordagem resultou ainda num abrandamento significativo do crescimento dos tumores nos animais testados, conclusões que motivaram a equipa a preparar novos estudos pré-clínicos com a terapia.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter