Testada nova terapia oncológica com células imunológicas de pessoas saudáveis

Um grupo de cientistas noruegueses testou uma nova terapia contra o cancro baseada em células do sistema imunológico de indivíduos saudáveis. O tratamento inovador estimula o sistema de defesa dos doentes com cancro a combater e eliminar de forma eficaz as células tumorais.
A nova terapia, desenvolvida na Universidade de Oslo, na Noruega, dota as células T do sistema imunológico de uma capacidade extraordinária para identificar e eliminar as células do cancro no organismo. 
Através desta nova abordagem, as células T foram combinadas com moléculas provenientes de tecidos de pessoas saudáveis e estimuladas a atuar no organismo de doentes oncológicos, promovendo a destruição das células cancerígenas, sem danificar as células saudáveis adjacentes. 
O tratamento pioneiro poderá ser particularmente eficaz quando aplicado em combinação com outras terapêuticas anticancerígenas, dado que, após as sessões de quimioterapia e radioterapia, as células cancerígenas muitas vezes não são totalmente destruídas, podendo continuar o seu trajeto formando metástases noutros tecidos e órgãos. 
As células T podem atuar garantindo, desta forma, a eliminação de todas a células tumorais que “escapam” aos tratamentos padrão. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter