Técnica desenvolvida em Coimbra facilita diagnóstico de tumores

Um método inovador recentemente desenvolvido por um grupo de cientistas do Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde de Coimbra pode vir a facilitar o diagnóstico de tumores através da Tomografia por Emissão de Positrões (PET).
A técnica consiste na produção “de Gálio-68 em alvos líquidos, de uma forma mais simples do que a clássica, com vantagens económicas” que permitirão uma produção mais simples da molécula, tornando-a mais acessível aos pacientes e ao Serviço Nacional de Saúde”, sublinhou o coordenador da investigação, Francisco Alves, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
 
O investigador sublinha que o método está “completamente estabelecido e as moléculas também” e lembra que o Gálio-68 é um dos radioisótopos utilizado na marcação de radiofármacos, com crescente relevância para o diagnóstico de tumores neuroendócrinos e da próstata, através da PET.
A equipa aguarda agora luz verde da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) e da Agência Europeia do Medicamento (EMA), para que o método possa ser testado em humanos.
A equipa garante ainda que, até ao final do ano, deverá estar também registada a patente desta nova técnica recentemente premiada com o IBA Award, um galardão que distingue anualmente um trabalho científico na área da produção de radioisótopos.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter