Técnica 3D pode ajudar na decisão de optar por cirurgias reconstrutivas em doentes com cancro

Um grupo de professores e alunos da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, tem em mãos um projecto dirigido a doentes com cancro, que tem como finalidade tomar decisões mais acertadas no que toca a cirurgias reconstrutivas com base no corpo de cada indivíduo.
A pesquisa é composta por uma equipa multidisciplinar das áreas de engenharia biomédica e engenharia aeroespacial. Através da tecnologia 3D, o objectivo deste projecto passa por permitir aos doentes e pais de crianças decidir sobre qual o procedimento mais correcto em cada caso.
A pesquisa, financiada pela Sociedade Americana de Cancro e pelo Instituto Nacional de Saúde, nos Estados Unidos, tem por objectivo criar uma tecnologia capaz de quantificar os resultados cirúrgicos e dotar os doentes de um conhecimento mais detalhado que lhes permita perceber as futuras alterações na sua aparência.
A tecnologia utiliza várias fotografias de doentes, antes da cirurgia, e constrói modelos 3D que podem ser usados para criar simulações do que poderão ser os resultados finais.
A ideia, garantem os cientistas, é fornecer aos doentes e familiares um quadro realista do aspecto de cada indivíduo após a cirurgia.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter