O recurso a aulas de teatro para ajudar pacientes com cancro está a ser bem sucedido no Estado de São Paulo, no Brasil. A atividade assume-se como uma terapia para ajudar os doentes a superarem os seus medos e a levantar a autoestima, bem como melhorar a sua condição física.
As aulas de teatro estão a ser testadas pelo Grupo de Apoio Interdisciplinar de Cancro da Mama de São Carlos, no Teatro Municipal Alderico Vieira Perdigão, localizado naquela cidade, para ajudar mulheres vítimas da doença a garantirem uma recuperação mais rápida, contribuindo para que tenham maior qualidade de vida.
Trata-se de uma terapia de recuperação que também pode ser aplicada a doentes que sofrem com outros tipos de cancro.
Márcia Casaburi, voluntária que trabalha neste projeto, sublinha que a ideia é ultrapassar a tristeza inerente a esta realidade. “Nós brincamos com esse grande universo que é o teatro e trabalhamos com várias linguagens. A intenção não é formar nenhum ator, mas transmitir felicidade”.
A responsável salienta que as aulas ajudam os doentes a relaxar e a esquecer, por momentos, a doença, contribuindo ainda para que possam melhorar a sua forma física, através dos movimentos realizados em cena, que permitem aos alunos exercitar todo o corpo.
As melhorias observadas ao longo do tempo refletem-se não só ao nível da recuperação, como da sua qualidade de vida.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.