A taxa de mortalidade por cancro pode entrar numa rota descendente até 2030, diminuindo em 17% nos próximos 20 anos, segundo as últimas estimativas do Instituto de Investigação do Cancro do Reino Unido.
Pedro Sasieni, da Universidade de Londres Queen Mary, explica que os últimos dados mostram que, para muitos tipos de cancro, “as taxas de mortalidade vão cair dramaticamente nas próximas décadas.”
Quanto maior a esperança de vida, maior o número total de pessoas que podem desenvolver e morrer de cancro, no entanto, as estimativas indicam que estes casos vão representar uma pequena proporção do número total de mortes, por isso a taxa de mortalidade irá cair.
A tendência para uma redução do consumo de tabaco e os avanços no diagnóstico e tratamento de muitos tipos de cancro vão decerto contribuir para uma descida das taxas de mortalidade na generalidade dos casos, referem os cientistas.
Dados sobre o cancro do fígado e da boca podem, por seu lado, não ser tão positivos, pois tudo aponta para um aumento da taxa de mortalidade destes tumores durante as próximas duas décadas.
Um responsável do Instituto de Investigação do Cancro britânico refere que, em termos globais, estes novos dados são encorajadores e destacam o enorme progresso que se tem vindo a fazer na área oncológica, ressalvando que “a pesquisa em muitas áreas está a ter um impacto real.”
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.