Substância extraída de flor pode combater tumores sólidos

Cientistas britânicos acreditam ter descoberto um novo aliado no combate ao cancro, um derivado da flor açafrão-do-outono (Colchicum autumnale), que mostrou ser eficaz contra a doença, ao retardar o crescimento de diferentes tumores em testes com cobaias de laboratório.
Pesquisadores do Instituto de Terapêuticas Contra o Cancro (ICT na sigla em inglês) da Universidade de Bradford, no Reino Unido, desenvolveram um medicamento à base de sementes do açafrão-do-outono que pode assumir uma acção mortífera efectiva contra diferentes tipos de tumores sólidos. O fármaco já foi testado com sucesso em cobaias de laboratório. 
Os resultados preliminares permitem perspectivar o início de testes clínicos no prazo de um ano e meio, pois o fármaco mostrou ter a capacidade para destruir as células tumorais, através do rompimento dos seus vasos sanguíneos, que permitem a sua nutrição. 
Os cientistas recordam que um dos factores que tornam este medicamento tão eficaz é o facto de ele actuar somente contra o tumor e não provocar danos aos tecidos saudáveis, segundo um artigo publicado na revista Cancer Research.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter