A St. Baldrick’s Foundation, o maior financiador privado de bolsas de investigação relacionadas com o cancro pediátrico, anunciou recentemente a criação do Pray for Dominic Fund, em homenagem a Dominic Liples, um jovem que, em 2016, faleceu vítima de um cancro cerebral.
Este fundo apoiará investigações relacionadas com o cancro pediátrico que venham a ser realizadas pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.
Em março de 2016, Dominic foi diagnosticado com um glioblastoma, um tumor cerebral maligno agressivo.
A luta deste jovem durou 9 meses, sendo que o seu tratamento incluiu quimioterapia, radioterapia e 4 cirurgias.
Infelizmente, em dezembro de 2016, Dominic acabou por falecer, “mas a sua história inspirou um movimento de apoio à investigação para o cancro infantil”.
Após o falecimento do jovem, a sua família, amigos e todos aqueles que o apoiavam doaram dinheiro para ajudar a St. Baldrick’s Foundation; o valor serviu para, em memória de Dominic, financiar investigações dedicadas a encontrar uma cura e a diminuir os efeitos secundários do tratamento contra cancros cerebrais pediátricos.
Lan Hoang-Minh, da Universidade da Flórida, será um dos recipientes deste fundo agora criado pela St. Baldrick’s Foundation.
Com este apoio, o cientista poderá continuar a sua pesquisa, destinada a explorar um método que usa o próprio sistema imunitário de uma criança diagnosticada com cancro infantil para eliminar tumores cerebrais, um tratamento denominado de imunoterapia.
O investigador e a sua equipa também irão analisar células T usando uma nova tecnologia de imagem não invasiva, intitulada “imagem de partículas magnéticas”.
Segundo o cientista, “os resultados desta investigação serão muito importantes, uma vez que podem melhorar os protocolos clínicos através do uso de terapias de células imunes para tumores cerebrais infantis e prolongar, ou salvar a vida de crianças afetadas por estes tipos de cancro muito agressivos”.
Fonte: Courier Times