Um grupo de investigadores da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, conseguiu, pela primeira vez, simular, através de software de animação, as forças físicas envolvidas no processo de metástase do cancro no organismo.
Através de uma técnica estatística usada em programas de animação, os cientistas criaram um sistema que mostra a forma como as células do cancro entram na corrente sanguínea, através da qual se propagam pelo organismo.
A fim de sustentar a teoria de que é a viscosidade do sangue nos vasos capilares que alimenta o tumor, que eventualmente arranca as células cancerígenas e as leva para outras partes do corpo, os cientistas criaram imagens do sangue a fluir a diferentes velocidades sobre células do cancro da mama. O software permitiu calcular as forças do fluido sanguíneo agindo sobre cada célula tumoral.
Os investigadores consideram que o estudo representa um primeiro passo importante rumo ao conhecimento das propriedades mecânicas das células cancerígenas e da forma como elas viajam pelo corpo.
A equipa pretende ainda desenvolver uma simulação completa dos vários passos envolvidos na metástase.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.