Sobreviventes de cancro infantil enfrentam um risco maior de doença cardiovascular

Uma investigação publicada na revista Cancer lança uma nova luz sobre a questão dos danos cardiovasculares em jovens sobreviventes de cancro infantil.

Os cientistas acreditam ter sido capazes de identificar vários fatores associados ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Para a investigação, cientistas das universidades Duke e do Texas, ambas nos Estados Unidos, recolheram dados entre 2009 e 2018, provenientes do National Health Interview Survey – uma plataforma que recolhe informações sobre uma ampla gama de tópicos de saúde através de entrevistas. No total, para esta investigação, foram analisadas respostas de 4 766 jovens sobreviventes de cancro e de 47 660 jovens que não haviam sido diagnosticados com a doença.

Os investigadores observaram que o risco de doença cardiovascular foi significativamente maior em sobreviventes de cancro em praticamente todas as categorias, incluindo sexo, raça/etnia, educação, tabagismo e níveis de atividade física.

Aproximadamente 95% dos sobreviventes de cancro infantil sofrem de, pelo menos, um efeito secundário de longo prazo como resultado do cancro ou do seu tratamento, disseram os especialistas.

“Uma das principais razões pelas quais os jovens sobreviventes sofrem de problemas cardiovasculares está intimamente ligada ao próprio tratamento. Muitos pacientes recebem quimioterapia e radioterapia como parte do tratamento do cancro; ora, existe uma classe de agentes quimioterápicos, conhecidos como antraciclinas, que colocam os pacientes em risco de danos a longo prazo ao músculo cardíaco. A radioterapia no peito também causa danos diretos ao músculo cardíaco e às válvulas”, explicou Michael Roth, um dos cientistas envolvidos na investigação.

Durante a investigação, os cientistas também observaram que os jovens sobreviventes podem reduzir o risco de problemas cardiovasculares através de uma dieta saudável.

Fonte: Healthline

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter