O presidente do Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO do Porto), Júlio Oliveira, afirma que a investigação é uma ferramenta fundamental na luta contra o cancro e que “só com mais recursos é possível investir em inovação” e beneficiar todos os doentes oncológicos, sejam pediátricos ou adultos.
“O que procuramos promover todos os dias é um maior acesso à inovação terapêutica, aos melhores cuidados de saúde que são oferecidos aos doentes oncológicos, através da investigação clínica e da unidade de investigação de ensaios clínicos. Fazer com que os investigadores, médicos e outros profissionais que trabalham na investigação possam desenvolver mais e melhores projetos e mais impactantes na vida dos doentes, de forma que possam viver mais tempo e com mais qualidade”, afirmou Júlio Oliveira.
“[…] Existem pessoas que estão todos os dias a trabalhar, profissionais de saúde, voluntários, para esse bem maior que é prestar cuidados de elevada qualidade e humanizados para os doentes e familiares dos doentes oncológicos”, destacou o responsável, em declarações a propósito da 5.ª Gala Solidária do IPO do Porto realizada recentemente e que teve como tema “De Pessoas para Pessoas”.
Júlio Oliveira realçou ainda a importância da “criação de bolsas de apoio à investigação clínica, de forma a apoiar projetos que vão ser desenvolvidos aqui no IPO do Porto, por investigadores do IPO do Porto, quer por equipas que exclusivamente trabalham aqui, como também em colaboração com outras equipas de investigação nacionais e internacionais”.
Fonte: TSF