Setembro é o mês de sensibilização para o cancro pediátrico e a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro lançou, a propósito desta iniciativa mundial, uma campanha com o mote “O meu cancro não é só meu: também é da minha família”, que visa sensibilizar para o impacto do cancro pediátrico nas famílias.
“Setembro é o mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, momento muito especial para as organizações que, em todo o mundo, apoiam as crianças e jovens com cancro e suas famílias. O laço dourado é símbolo da força, coragem e resiliência destas crianças e jovens”, destaca a Associação num comunicado. O “Setembro Dourado” é assinalado a nível mundial.
A campanha visa promover o conhecimento sobre a doença e a realidade com que se confrontam as crianças, os jovens e as suas famílias. Serão organizadas várias atividades chamadas de “momentos dourados” que incluem andar, correr, andar de bicicleta, piqueniques, um quiz online e recolha de fundos e donativos.
Apesar de ser uma doença rara, o cancro continua a ser a causa de morte mais frequente por doença em idade pediátrica. “Na sobrevivência, as sequelas decorrentes da doença e dos tratamentos são responsáveis por menos qualidade de vida em dois terços dos sobreviventes. Nas famílias, o diagnóstico traz alterações profundas às suas dinâmicas”, sublinha a Acreditar.
Fonte: Lusa/SIC Notícias