A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou que em seis hospitais do país já é possível solicitar a emissão de cartões para doentes raros.
O Centro Hospitalar de São João, Lisboa Norte, Lisboa Central, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Porto e Alto Ave são as seis unidades hospitalares já certificadas para poderem emitir o cartão de doenças raras.
O documento identificativo, que clarifica o tipo de doença, os cuidados pré-hospitalares de urgência/emergência e os tratamentos mais eficazes para cada caso, foi criado com o intuito de garantir que os doentes com patologias raras são atendidos com os cuidados especiais necessários em caso de urgência e noutros procedimentos hospitalares/clínicos.
Os doentes que apresentarem este documento identificativo podem ser, de imediato, referenciados para as unidades hospitalares que melhor se adequem ao seu tratamento.
Em Portugal, as doenças raras afetam cerca de 800 mil pacientes. De acordo com a DGS, além dos já habilitados seis hospitais, as demais unidades que acompanham doentes com este tipo de patologias vão poder solicitar à entidade a sua habilitação como unidades emissoras do cartão.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.