O concurso “Santa Casa Challenge 2017”, uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa que pretende distinguir projetos de inovação social digital, premiou a primeira aplicação portuguesa de prevenção de cancro .
A Health Awareness and Prevention Personalized for You, ou Happy, foi desenvolvida por Nuno Ribeiro, investigador do Instituto de Investigação e Inovação (i3S) da Universidade do Porto, e venceu na categoria de Ação Social/Saúde do concurso, que decorreu no dia 31 de janeiro.
Criada em 2016, a Happy é a primeira aplicação portuguesa para smartphones de prevenção de cancro; com esta aplicação, que se baseia no princípio da personalização, os utilizadores recebem mensagens, em tempo real, que recomendam comportamentos saudáveis; o utilizador ainda consegue ver o seu nível de prevenção de cancro, alguns desafios saudáveis e a possibilidade de partilhar os resultados com os seus amigos.
Para o investigador, este prémio é o “reconhecimento do trabalho realizado nos últimos quatro anos e permitirá continuar o desenvolvimento de uma ferramenta que foi criada para ajudar as pessoas”.
Com esta distinção, a Happy, que faz parte do projeto Healthy Youth through Prevention Education, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, conquistou o direito de participar na Web Summit 2018 e recebeu um prémio pecuniário de 10 mil euros.
O download da aplicação pode ser feito aqui.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.