A 4ª Edição das Bolsas de Cidadania Roche já aconteceu, e nela foram distinguidos seis projetos que promovem a saúde e informação dos doentes.
Entre os projetos premiados encontra-se o projeto “Renovação PIPOP – Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica”, da Fundação Rui Osório de Castro, que recebeu, tal como a Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras, pelo programa “Corpo e Mente em Movimento”, uma bolsa no valor de 5 mil euros.
O grande vencedor foi a Associação Portuguesa de Hemofilia e de Outras Coagulopatias Congénitas, que venceu o 1º prémio, no valor de 20 mil euros, com o projeto “Ver o futuro”, uma iniciativa que pretende ajudar jovens com hemofilia entre os 14 e 28 anos, criando uma rede de auto-apoio para que estas pessoas possam encarar de forma saudável a sua patologia crónica.
O 2º e 3º prémios, no valor de 15 mil e 10 mil euros, respetivamente, foram atribuídos à campanha “Amigos na Demência”, desenvolvida pela Alzheimer Portugal, e à Associação Desportiva Padel Sem Barreiras, pelo projeto “Padel Adaptado – Prática Desportiva para TODOS e sem barreiras”.
Já a Associação Portuguesa de doentes de Parkinson arrecadou o 4.ºprémio, no valor de 5 mil euros, com o “PROGRAMA COGWEB MOVE IT”.
No total, esta iniciativa da Roche, que se destina a financiar projetos e ideias que fomentem a participação dos cidadãos e doentes no processo de decisão em saúde, de informar os doentes dos seus direitos de acesso à informação e ao envolvimento nas decisões individuais de tratamento, já apoiou mais de 15 projetos, no valor total de 135 mil euros, em área como Diabetes, Oncologia Pediátrica, Hemofilia e Doenças Raras.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.