Reino Unido: novo centro de investigação visa combater efeitos colaterais dos tratamentos contra o cancro infantil

Em todo o Reino Unido, 2 418 crianças e adolescentes são diagnosticados com cancro todos os anos e, de todas as crianças e jovens que acabam por não resistir à doença, uma em cada três morre não por causa do cancro, mas devido aos efeitos secundários dos tratamentos. Embora os tratamentos contra o cancro pediátrico sejam muito mais eficazes atualmente, para crianças e jovens, estes, muitas vezes, deixam graves sequelas.

Agora, a Yorkshire children’s cancer charity Candlelighters realizou uma parceria com a Universidade de York, no Reino Unido, para criar um centro de investigação com o propósito de encontrar abordagens mais eficazes para combater e gerir os efeitos colaterais que as crianças e adolescentes sofrem durante os tratamentos oncológicos, numa tentativa de reduzir o sofrimento dos pacientes e o número de mortes.

O Candlelighters Supportive Care Research Center, denominação do novo centro, foi lançado esta quinta-feira, 9 de novembro. Os especialistas responsáveis pelo novo centro dizem que tem havido investigação nesta área, mas, muitas vezes, esta é escassa, fragmentada e inadequada.

A curto prazo, o centro irá focar-se em como diminuir os internamentos hospitalares, prevenir a mucosite grave (úlceras na boca) e prevenir náuseas e vómitos. No futuro, a investigação centrar-se-á noutras áreas que são importantes para as crianças e as famílias – e que têm maior impacto.

Fonte: Universidade de York

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter