Reiki e yoga têm efeitos terapêuticos no alívio da dor

O Reiki e yoga têm efeitos terapêuticos no alívio da dor, em pessoas com patologias graves. Em meio aquático podem ajudar no tratamento de crianças com necessidades especiais, refere a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais – Leque.
“Está comprovado cientificamente que o Reiki e o Yoga têm efeitos terapêuticos no alívio da dor, em pessoas com patologias graves, e nós estamos a utilizar esta terapia em contexto aquático”, explicou Celmira Macedo, fundadora da associação Leque.
Considerado um método “inovador” no tratamento de crianças com necessidades especiais, a especialista em educação especial sublinha que tanto o Reiki como o yoga têm demonstrado efeitos terapêuticos positivos e devem sempre ser usados em contexto de sala ou “em ambientes controlados”.
“Quando estas duas terapias são utilizadas em contacto com o meio natural, em locais como o Eco Parque do Azibo [Macedo de Cavaleiros] ou as águas do Douro Internacional [Miranda do Douro], os efeitos calmantes nos pacientes são intensificados, aliando os conhecimentos dos mestres à componente terapêutica e de intervenção na área da deficiência. Dado o relaxamento proporcionado, os frequentadores acabam mesmo por adormecer”, refere Celmira Macedo. 
A especialista refere ainda que esse trabalho “inclusivo e terapêutico” está estudado cientificamente por especialistas da Associação Cuidadores e pela Leque, que pretendem comprovar o impacto deste tipo de atividades na qualidade de vida e no bem-estar dos utentes, os quais são avaliados por uma equipa multidisciplinar e também pelos familiares e cuidadores informais. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter