Redescobrir os sonhos: o testemunho de Kyra

Kyra Roach, uma norte-americana de 19 anos, é sobreviveu ao cancro e, hoje em dia, está a mudar o seu futuro graças a uma bolsa de estudo.

“Eu fui diagnosticada com osteossarcoma em julho de 2013, quando tinha 13 anos”, disse Kyra.

O osteossarcoma é um tipo raro de cancro ósseo, mais frequentemente diagnosticado em crianças e adolescentes; agressivo, o tratamento deste cancro pode, muitas vezes, mudar para sempre a vida das crianças diagnosticadas.

A jovem fez um total de 50 sessões de quimioterapia e fez uma cirurgia de substituição total do joelho.

“Foi incrivelmente difícil. O único dia bom que tive foi o dia 11 de maio de 2014, o último dia do meu tratamento. Nesse dia fui verdadeiramente feliz”.

Para além de não ter podido frequentar a escola durante o seu 8º ano, Kyra viu-se obrigada a abandonar uma das coisas que a fazia mais feliz: o basquete.

Kyra durante os tratamentos. – Fonte: DR

“Eu senti como se tivesse perdido uma grande parte de mim mesma. Depois do tratamento tive que me redescobrir a mim própria, tive que perceber o que podia fazer sem o basquete, que era a minha vida.

Demorou alguns anos, mas Kyra encontrou o seu grande novo amor: o ramo hoteleiro; atualmente, a sobrevivente está a tirar um curso de Hotel Restaurant Management na Universidade Cornell, nos Estados Unidos.

Singrar na vida académica só foi possível graças à ajuda do Northwestern Mutual Childhood Cancer Survivor and Sibling Scholarship Program, uma iniciativa que ajuda mais 35 sobreviventes de cancro infantil que queiram frequentar o ensino superior.

“Estou muito feliz por estar a conseguir realizar o meu novo sonho. Gosto muito de estudar na Universidade Cornell. E estarei eternamente grata por ter conseguido receber esta bolsa de estudos”.

A jovem espera agora iniciar um estágio na cadeia hoteleira Four Seasons.

“Sinto-me muito orgulhosa de mim e de tudo aquilo que consegui alcançar desde que sobrevivi ao cancro”.

Fonte: CBS Local

Comments are closed.
Newsletter