O 1.º Congresso Europeu de Cuidados Paliativos Pediátricos decorreu recentemente em Roma, Itália, num encontro que reuniu representantes de diferentes países, entre fundações, médicos e investigadores, para debater o progresso dos cuidados paliativos destinados às crianças, a nível internacional.
Durante o encontro, os participantes debateram ideias e perspetivas que podem ser usadas para promover e reforçar a área dos cuidados paliativos para crianças a nível mundial, através de um esforço conjunto entre a comunidade médica e científica, Governos e fundações.
Representantes das várias regiões italianas, país anfitrião, tiveram a oportunidade de apresentar exemplos de programas bem-sucedidos em todo o mundo. Portugal também esteve representado dando a conhecer os últimos progressos na área do cancro pediátrico a nível nacional.
Os especialistas presentes lembraram ainda a necessidade de implementar políticas direcionadas, a fim de garantir o acesso a medicamentos essenciais, de melhor servir as necessidades de formação dos profissionais de saúde e de prestação de serviços.
O congresso foi organizado pela Rede Internacional de Cuidados Paliativos da Criança (ICPCN) em colaboração com as Fundações Sociedade Aberta (OSF na sigla em inglês) e a Fundação Maruzza Lefebvre DoOvidio Onlus.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.