A Make-A-Wish, organização internacional dedicada a realizar os sonhos de crianças com doenças graves, como o cancro, reforça, neste “Setembro Dourado”, mês de sensibilização para o cancro infantil, o seu compromisso de proporcionar experiências transformadoras por meio de um sonho realizado.
Um estudo realizado por esta organização denominado o “Impacto do Sonho” e publicado pela Make-A-Wish America em 2022 concluiu que nove em cada dez crianças que estavam a receber terapias relatam que a realização do seu sonho trouxe alívio do stress traumático da doença e tratamento e 100% dos profissionais de saúde relataram que este facto melhorou o bem-estar emocional da criança e da equipa médica responsável, além de aumentar a adesão ao tratamento após saber que realizaria um sonho.
“A realização dos sonhos pode ajudar as crianças a superar as suas próprias limitações, as famílias a superar a ansiedade e comunidades inteiras a sentirem alegria. Não se trata de um presente passageiro, mas de uma experiência cuidadosamente planeada, projetada para complementar o tratamento médico de uma criança e dar-lhe a esperança, a força e a alegria de que necessita para combater a sua doença”, afirmou Thais Bernardini, Diretora-Executiva da Make-A-Wish Brasil.
No “Setembro Dourado”, destaca-se a necessidade de um diagnóstico precoce do cancro pediátrico para aumentar as probabilidades de cura, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam a doença.
Cerca de 80% das crianças e adolescentes com cancro podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados de acordo com um protocolo integrado num centro pediátrico especializado.
Fonte: Jornal DR