Realidade virtual ajuda crianças a superar a dor

O recurso à realidade virtual para ajudar no tratamento de doentes com dor crónica e como alternativa a medicamentos tem sido utilizado em alguns hospitais nos Estados Unidos, como é o caso do Hospital Infantil Shriners.
A unidade de saúde norte-americana tem vindo a testar uma tecnologia de realidade virtual para ajudar crianças atendidas na unidade a superarem a dor que surge associada a várias doenças ou condições clínicas. 
Os primeiros resultados têm-se revelado surpreendentes e os médicos admitem que este poderá vir a tornar-se num tratamento eficaz contra vários tipos e intensidades de dores provocadas por diversas patologias.  
Embora esta técnica esteja ainda numa fase embrionária e necessite de mais estudos que possam comprovar os seus efeitos benéficos, esta abordagem à realidade virtual caracteriza-se pelo uso de uma ferramenta psicológica, tal como a meditação, que pode “acalmar o sistema nervoso e limitar o processamento da dor.
Beth Darnall, professora associada de Medicina da Dor da Stanford Health Care revela que os primeiros ensaios indicam que os pacientes tratados com esta técnica sentiram menos desconforto e menos dor.
Confirmando os dados apurados, Houman Danesh, diretor no hospital Mount Sinai em Nova Iorque, explica: “sabemos que as técnicas de relaxamento, como a hipnose, o ioga e a meditação, reduzem a perceção da dor, pelo que a realidade virtual promete muito, mas ainda é cedo para se tornar num tratamento padrão”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter