Rapazes devem receber vacina para HPV para se protegerem de cancro

Uma injeção que protege contra o cancro do colo do útero deve ser dada a meninas e meninos, disseram especialistas britânicos. 
O Joint Committee on Vaccination and Immunisation, ou Comité para a Vacinação e Imunização britânico recomendou um programa de vacinação “de género neutro” para proteger contra a infeção sexualmente transmissível do vírus do papiloma humano (HPV).
A vacinação contra o HPV tem sido rotineiramente oferecida a meninas inglesas, com idades entre os 12 e os 13 anos, e oferecidas gratuitamente até os 18 anos de idade, mas tem havido um crescente apelo no sentido de estender a imunização aos meninos.
“Se considerarmos uma análise de custo-efetividade, onde um programa combinado de meninas e meninos é comparado a nenhuma vacinação, a vacinação contra o HPV neutra em termos de género é altamente provável que seja custo-efetiva”, disse o Comité, que instigou o Departamento de Saúde britânico a agir rapidamente. 
“O conselho de que os meninos devem ser vacinados é uma notícia muito bem-vinda para os meninos e para os seus pais, e também beneficiará aquelas meninas que, por qualquer motivo, não foram vacinadas contra o HPV”, disse uma organização ligada à luta contra a doença. 
“Esperámos muito tempo por este anúncio e agora é imperativo que os ministros aceitem o conselho deste Comité sem demora”, continuaram, apontando que a vacinação de meninos deve começar em setembro de 2019. 
Existem centenas de cepas de vírus HPV, e a maioria é inofensiva, mas cerca de 12 tipos podem causar cancro. O HPV tem sido mais comummente associado ao cancro do colo do útero, mas também pode causar cancro da boca e garganta e verrugas genitais, entre outros.
Países como a Austrália já começaram a vacinar meninos.
“A vacina contra o HPV provou ser extremamente eficaz na proteção das mulheres contra o cancro do colo do útero e agora temos fortes evidências que demonstram que a vacina também protege contra vários outros tipos de cancro, que também afetam homens. Esperamos que os pais aproveitem esta importante oportunidade para vacinar os seus filhos assim que as vacinas estiverem disponíveis para eles”, disse uma representante do comité.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter