“Quimioteca” torna sessões de quimioterapia divertidas para crianças

O Centro Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual de Bauru, em São Paulo, no Brasil, criou uma Quimioteca nos serviços de quimioterapia, destinado às crianças em tratamento contra o cancro.
O espaço lúdico foi criado para que as crianças possam brincar enquanto realizam o tratamento. A Quimioteca conta com 11 cadeiras, cinco das quais com televisores para que as crianças possam ver os seus desenhos animados preferidos.
A Quimioteca foi oferecida ao hospital pela Associação Bauruense de Combate ao Cancro (ABCC) e pela Fundação Ronald McDonald’s, ao abrigo da campanha MC Dia Feliz de 2013. 
Cristina Berriel Aidar, presidente da ABCC, explica que o projeto pretende minimizar a dor dos tratamentos dando a possibilidade às crianças de brincarem enquanto completam as suas sessões de quimioterapia.
A ideia de criar este espaço teve como objetivo transformar a sala de quimioterapia pediátrica do Hospital Estadual num espaço que privilegia “o lúdico e o ato de brincar como estratégia para humanizar o tratamento da criança com cancro durante a administração da quimioterapia”, explica a responsável.
Ana Cristina Xavier Neves, pediatra e supervisora do serviço de oncologia daquele hospital, sublinha que “é essencial que, na sessão de terapia, a criança tenha espaço para brincar, para se distrair e também ter uma intervenção multidisciplinar que beneficie o seu tratamento, como a abordagem com uma psicóloga”.
O espaço, reforça a especialista, ajuda a melhorar a imunidade da criança e tem um efeito direto na própria recuperação, no sentido em que interrompe a rotina do ambiente hospitalar “com leitura, estudo, jogos e brincadeiras. A criança apresenta resultados mais rapidamente com essa oportunidade de distração”.    
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter