A tratar de crianças com cancro há já 40 anos, o Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil do Porto (IPO Porto) é hoje uma referência ao nível dos tratamentos e da forma como as crianças que lá residem são acarinhadas.
Pode ser um paradoxo mas, num espaço como este, onde o cancro teima em espreitar no canto de cada esquina, o que abunda é a alegria, seja pelas visitas dos palhaços da Operação do Nariz Vermelho, pelo voluntariado da Acreditar ou pelas horas do conto promovidas pelo Museu dos Transportes e Comunicações.
Mais do que uma ala de crianças doentes, a ala de Pediatria do Instituto Português de Oncologia no Porto é um local onde nas paredes se pode ler “Esperança” com post-its coloridos que incentivam os mais novos a lutar.
O foco sempre foi e continua a ser as crianças; das mais novas às mais velhas, das que estão doentes às que já ultrapassaram a doença, mas que continuam a ajudar o IPO através do grupo de veteranos formado em 2012. A propósito do grupo de veteranos, existe um livro, exclusivo para o serviço, com o objetivo de ajudar crianças que estão a passar pelas mesmas situações destes sobreviventes.
A “casa da esperança”, como é apelidada por uma das funcionárias, fará 40 anos no próximo dia 1 de julho.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.