Uma equipa de especialistas responsáveis pela área de oncologia do SCH desenvolveu um calendário anual de consciencialização do cancro e de apoio à iniciativa, juntamente com outras duas entidades, a Corporação Médica Hamad (HMC) e a Corporação de Cuidados de Saúde Primários, num esforço conjunto para aumentar a consciencialização do cancro entre a população do Qatar.
O calendário identifica uma série de temas a debater incluindo o cancro de infância, com um foco particular em leucemia, um tipo de cancro das células do sangue ou da medula óssea, que se assume entre o mais comum dos tumores da infância.
Devido à escassez de tratamentos contra este problema no Qatar, muitas crianças que necessitam, por exemplo, de transplantes, têm de ser reencaminhadas para tratamento nos países vizinhos.
Por este motivo, e como parte dos esforços para melhorar os resultados em crianças com leucemia, a área de Pediatria da Corporação Médica Hamad avançou com uma série de estudos de investigação apoiados por uma subvenção concedida pela Fundação Qatar. Os estudos surgem no âmbito de esforços de colaboração sob a égide da Aliança do Médio Oriente para o cancro da infância e incluem a investigação das causas e incidência de leucemia linfoblástica aguda, muito comum em crianças no Oriente Médio.
O departamento de Hematologia / Oncologia Pediátrica da corporação também está envolvida na educação Básica de Saúde e os médicos dos Centros de Emergência Pediátrica pretendem incutir na população um maior conhecimento sobre os sintomas iniciais de cancro em crianças, para que estes casos possam ser de imediato encaminhados para diagnóstico e tratamento.
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.