Proteína Brd4 é novo alvo terapêutico contra leucemia mielóide aguda

Um novo medicamento contra a leucemia mielóide aguda – tipo de cancro que afecta o sangue – está em fase de testes nos Estados Unidos, no que resulta de uma colaboração de cientistas de várias instituições. O fármaco experimental usado actua inibindo a proteína Brd4, envolvida na progressão e desenvolvimento do cancro.

A proteína Brd4 está a ser utilizada como alvo de novos fármacos testados em modelos animais. Os testes já realizados mostram eficácia de um composto experimental, designado por JQ1, desenvolvido pela Tensha Therapeutics.

Os resultados obtidos até à data dão conta de uma elevada eficácia do composto no combate a este tipo de leucemia. O fármaco actua inibindo a actividade da Brd4, a fim de interromper o ciclo celular das células tumorais, travando a sua progressão e prolongando a taxa de sobrevivência dos animais.  O composto tem ainda como vantagens uma baixa toxicidade.

Num relatório publicado na revista Nature, os cientistas explicam que o JQ1 poderá entrar em testes clínicos no espaço de dois anos, se forem confirmados os efeitos obtidos até ao momento com modelos experimentais, dado que a supressão da referida proteína ajuda a estabilizar os níveis de actividade de uma outra proteína – a Myc – que assegura a sobrevivência das células-tronco da leucemia.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter