O “Projeto Sem Medos” é um projeto de doutoramento focado em adolescentes e jovens adultos com doença oncológica e nos seus cuidadores.
Encabeçado pela doutoranda Maria Carolina Neves, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, o “Projeto Sem Medos” tem ainda como equipa de orientação a Professora Doutora Célia Sales, a Professora Doutora Sara Monteiro e a Professora Doutora Judith Prins.
Compreender o que jovens diagnosticados com doença oncológica e os seus cuidadores pensam e sentem acerca da sua doença perceber de que forma estes estes jovens e cuidadores se adaptam ao medo de recorrência são os principais objetivos deste projeto – isto acontece porque, infelizmente, ainda existem muitos poucos estudos focados nestas famílias, sendo importante conhecer a experiência, nomeadamente, das famílias portuguesas.
Desta forma, os investigadores acreditam vir a ser possível identificar as suas necessidades e informar futuras intervenções que pretendam melhorar a qualidade de vida destas famílias.
O 1º estudo do “Projeto Sem Medos” pretende validar um instrumento para que profissionais de saúde e investigadores possam avaliar o medo de recorrência em jovens com doença oncológica.
Destina-se a adolescentes e jovens adultos, que tinham entre 15 a 25 anos aquando do diagnóstico de doença oncológica, e que sejam falantes nativos de Língua Portuguesa.
A participação consiste no preenchimento de um breve questionário online (voluntário, anónimo e confidencial), com a duração de cerca de 10 minutos.
Financiado pela FCT, este projeto conta ainda com o apoio das seguintes instituições: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), CINTESIS, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, Radboud University Medical Center (na Holanda), Associação Acreditar e Fundação Rui Osório de Castro.
Para mais informações, consulte a página de Instagram, em @projetosemmedos.
Fonte: Projeto Sem Medos / Fundação Rui Osório de Castro