Os investigadores Emília Duarte, Luís Teixeira, Hande Ayanoğlu e Magda Saraiva, da UNIDCOM, unidade de investigação do instituto universitário, e Angela Giambattista, da Second University of Naples (Itália), vão ser distinguidos, esta terça-feira, no Canadá, por um trabalho sobre o design emocional dos robôs de serviço.
Esta terça-feira, Emília Duarte, vice-reitora e docente do IADE – Creative University, vai receber, em nome da instituição, o prémio de Melhor Paper na quinta edição da Conferência Internacional em Design, Experiência do Utilizador e Usabilidade, realizada em Toronto (Canadá), no âmbito da conferência HCI International 2016.
“Expression of Emotions by a Service Robot: A Pilot Study” resultou de uma parceria feita com o Laboratório de Robótica do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, responsável pelo robô Gasparzinho, que se encontra em testes no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa (IPO de Lisboa) com crianças internadas (Projeto Europeu MOnarCH).
Os investigadores do projeto quiserem então perceber de que modo o Gasparzinho poderia comunicar oito emoções básicas, de forma a criar maior empatia e estabelecer formas mais ricas de interação com crianças hospitalizadas para melhorar a sua qualidade de vida.
Mais informações sobre o projeto MonarCH disponíveis em www.monarch-fp7.eu.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.