Projecto “Living Longer and Better” disponibilizou quase cinco mil consultas de Psico-Oncologia em dois anos

O número de consultas de psico-oncologia promovidas ao abrigo do projecto “Living Longer and Better” (Viver mais e melhor), um protocolo entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a norte-americana Amgen Foundation, superou as 4 900 consultas no espaço de dois anos, desde o arranque do programa em Maio de 2009. 
Até final do ano passado, foram atendidos nas consultas de psico-oncologia 4 915 doentes, número que tem vindo a registar uma tendência de crescimento gradual. Esta iniciativa foi implementada no Norte e Centro de Portugal, através dos respectivos núcleos da LPCC, e recentemente, em Abril deste ano, o projecto foi também alargado ao Núcleo Regional do Sul da LPCC.
As consultas gratuitas de psico-oncologia têm por objectivo proporcionar aos doentes com cancro e seus familiares um acompanhamento psico-emocional, através de uma resposta assertiva e ajustada aos pedidos de assistência psicológica, facultando informações técnicas, fornecendo suporte psicológico ao longo de todas as fases da doença, preparando a família para alterações do comportamento do doente, além de potenciar um sistema de acompanhamento psico-emocional dos profissionais de saúde envolvidos.
O projecto surge com o objectivo de colmatar as lacunas do Serviço Nacional de Saúde nesta área e dirige-se a doentes de todas as idades. As consultas de jovens-adultos e crianças representam ainda 13% e 3% do total, respectivamente.
O programa “Living Longer and Better” assenta em quatro pilares fundamentais, que integram a consulta psicológica, sensibilização comunitária, formação especializada e investigação, tendo ainda como premissa fazer um levantamento das variáveis psico-patológicas que mais condicionam a progressão da doença, bem como recolher e acompanhar os dados relativos à qualidade de vida dos doentes que beneficiam deste programa.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter