Programa Nacional das Doenças Oncológicas vai criar bancos de tumores

A Direção-Geral de Saúde (DGS) avança no seu portal institucional que o novo Programa Nacional das Doenças Oncológicas visa a implementação de uma Rede Nacional de Bancos de Tumores (RNBT).
 
O banco de tumores vai permitir uma recolha organizada de milhares de amostras de tumores – benignos e malignos – a partir de fragmentos, células, líquidos, ou seus derivados (ADN, RNA, proteínas), sujeitos a diferentes métodos de preservação.
A criação da RNBT pretende facilitar a participação de Portugal em estudos de investigação internacional, assegurando as condições necessárias para que os seus bancos de tumores possam disponibilizar, sem fins lucrativos, material de estudo para utilização nesses fins.
 
A DGS refere ainda numa nota que o programa “requer um financiamento estável” que garanta a manutenção e reposição das amostras biológicas dos bancos de tumores e a cedência das mesmas e da informação nelas contida aos respetivos grupos de investigação. 
O investimento necessário garantirá a viabilidade da RNBT e dos bancos de tumores que a integram, e será fixado com base num orçamento anual definido para cada banco de tumores, que será revisto ao abrigo de cada um dos contratos-programa das instituições onde estarão localizados.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter