Programa inovador contra cancro infantil recebe doação de 600 mil dólares

“Hoje, gostaríamos de agradecer à Lott pela sua generosa doação de 600 mil dólares (cerca de 508 mil euros) para o programa Zero Childhood Cancer”.

Foi desta forma que o Children’s Cancer Institute, na Austrália, agradeceu o apoio pela Lott, a organização responsável pelas lotarias nacionais australianas.

Neste país, o cancro continua a ser a principal causa de morte por doença em crianças – também por esse motivo, foi criado o Zero Childhood Cancer, o primeiro programa de medicina de precisão da Austrália que trata crianças que com menos de 30% de probabilidade de sobreviver a um diagnóstico de cancro.

Fundado pelo Children’s Cancer Institute e pelo Kids Cancer Centre, o Zero Childhood Cancer reúne todos os principais centros clínicos e de pesquisa australianos que trabalham com cancro infantil, bem como colaborações internacionais.

Desde o seu lançamento, feito através de um ensaio clínico nacional iniciado em setembro de 2017, o Zero Childhood Cancer já contou com a participação de mais de 500 crianças e jovens com cancro de alto risco; para mais de 70% desses pacientes, o programa identificou com sucesso um plano de tratamento personalizado para direcionar as mudanças genéticas específicas que impulsionam o seu cancro único, em menos de nove semanas.

Segundo a diretora do Children’s Cancer Institute, Michelle Haber, a doação feita pela Lott permitirá que “mais crianças australianas se matriculem neste programa inovador”.

“O Zero Childhood Cancer tem como objetivo fornecer às crianças uma terapia mais inteligente e direcionada, identificando as mudanças genéticas únicas do cancro de cada criança e usando essa informação para identificar quais os fármacos mais bem posicionadas para combater a doença”, explicou.

“No fundo”, continuou, “trata-se de melhorar o resultado para cada criança individualmente e poupar a criança aos efeitos secundários decorrentes de outros tratamentos agressivos e malsucedidos”.

Para Michelle Haber, “são doações como esta que nos permitem expandir este programa e garantir que mais crianças tenham acesso a um tratamento direcionado”.

“O Zero Childhood Cancer está a mudar a forma como pensamos o tratamento do cancro infantil, e isso é muito importante e emocionante”, disse Tracey O’Brien, oncologista e uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento deste programa.

“Estamos a gerar novos conhecimentos e a aplicar esses mesmos conhecimentos de forma a acelerar rapidamente o uso de terapias experimentais onde a quimioterapia tradicional falhou ou, provavelmente, não funcionará. No fundo estamos a tentar fazer aquilo que todos os pais desejam e que todas as crianças com cancro merecem”.

Já Vanessa Tyrrell, outra das principais responsáveis do Zero Childhood Cancer, fez questão de enaltecer o sucesso deste programa, que conseguiu ajudar mais de 70% das crianças que nesse se matricularam.

“Sermos capazes de, ao fim de 5 anos, termos ajudado mais de 70% das crianças que se inscreveram no Zero Childhood Cancer é muito gratificante. Eu nunca poderia ter imaginado que seríamos capazes de alcançar tanto em tão pouco tempo”.

“Estamos aqui e fazemos o que fazemos porque todos acreditamos que deve haver um futuro onde cada criança possa ter acesso ao tratamento certo, na hora certa, logo após o diagnóstico”.

O valor doado pela Lott será usado para aprimorar as capacidades de investigação do Zero Childhood Cancer, para dar a cada criança com cancro na Austrália a melhor probabilidade de sobrevivência possível.

A diretora-geral da Lott, Sue van der Merwe, afirmou que a lotaria oficial da Austrália está “muito orgulhosa por apoiar esta equipa revolucionária na sua missão de curar o cancro infantil”.

“Este programa está a dar uma nova esperança às famílias e crianças que passam por uma provação inimaginável. Queremos que mais crianças com cancro tenham a oportunidade de ter acesso a planos de tratamento oncológico personalizados, e com a doação de hoje, juntamente com o incrível trabalho de pesquisa destes profissionais, acredito que isso será possível”.

A doação da The Lott foi feita através de prémios em dinheiro não reclamados pelos vencedores das várias lotarias nacionais.

Fonte: Eurekalert

Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Comments are closed.
Newsletter