Programa informático estima resultados de cirurgias para tratamento oncológico

Uma equipa de cientistas russos criou um programa informático que tem capacidade para antever os resultados de cirurgias de remoção de cancro, sobretudo nos casos de tumores cerebrais.
A ferramenta desenvolvida na Universidade Estatal de Medicina de Novosibirsk, na Rússia, permite aos médicos realizar estimativas sobre a real eficácia de alguns tipos de cirurgia nos tratamentos oncológicos.
Gleb Sergueev explica que as previsões são feitas com base na avaliação do número de células cancerígenas remanescentes durante a intervenção – que estão na origem de cerca de 80% dos tumores cerebrais -,  separando estas células do tecido cerebral saudável, coaguladores sanguíneos e sangue.
O investigador salienta que, atualmente, “a intervenção cirúrgica é geralmente estimada comparando os resultados da ressonância magnética antes e depois da operação”. 
A ferramenta permite assim aos cirurgiões corrigir falhas nas previsões, dado que as estimativas de diferentes especialistas sobre o número de células cancerígenas “apresentam entre 10% e 40% de discrepância”.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter