Uma equipa de cientistas russos criou um programa informático que tem capacidade para antever os resultados de cirurgias de remoção de cancro, sobretudo nos casos de tumores cerebrais.
A ferramenta desenvolvida na Universidade Estatal de Medicina de Novosibirsk, na Rússia, permite aos médicos realizar estimativas sobre a real eficácia de alguns tipos de cirurgia nos tratamentos oncológicos.
Gleb Sergueev explica que as previsões são feitas com base na avaliação do número de células cancerígenas remanescentes durante a intervenção – que estão na origem de cerca de 80% dos tumores cerebrais -, separando estas células do tecido cerebral saudável, coaguladores sanguíneos e sangue.
O investigador salienta que, atualmente, “a intervenção cirúrgica é geralmente estimada comparando os resultados da ressonância magnética antes e depois da operação”.
A ferramenta permite assim aos cirurgiões corrigir falhas nas previsões, dado que as estimativas de diferentes especialistas sobre o número de células cancerígenas “apresentam entre 10% e 40% de discrepância”.
Deixe um comentário