“Cuida-te!” é o mote de um programa criado pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho concebido com o intuito de auxiliar familiares adultos de doentes com cancro a criarem competências que os ajudem a melhor lidar com a doença.
Graça Pereira, coordenadora deste programa de intervenção em grupo, explica que o projeto pretende trabalhar a “gestão emocional” dos familiares, através da criação de estratégias de resolução de problemas, que ajudem a “melhorar a qualidade de vida” dos cuidadores, o que se refletirá nos próprios doentes.
O projeto, que contempla um total de cinco sessões, conta com o apoio da Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) e as atividades decorrerão no Serviço de Psicologia da Universidade do Minho. A primeira sessão já teve lugar no passado dia 30 de abril, seguindo-se as dos dias 7, 14, 21 e 28 de maio.
A coordenadora explica que as sessões serão ministradas, em grupo, por duas estagiárias em Psicologia Clínica e da Saúde, num “contexto interpessoal de partilha de experiências” capaz de “fornecer qualidade de vida individual e familiar aos participantes e criar oportunidades geradoras de apoio e de gestão emocional”.
A participação no programa é gratuita e está aberta a qualquer familiar adulto, mesmo que não seja cuidador.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.