Problemas no tratamento de doentes oncológicos são comuns

Um artigo publicado no Journal of Clinical Oncology sugere que o tratamento do cancro assume-se cada vez mais complexo, situação que pode levar, muitas vezes, a que um em cada cinco pacientes com cancro possam sofrer “falhas” nos cuidados de saúde a que são sujeitos.

Entre os problemas apontados pelo estudo destaque para as falhas  de comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde, além de eventuais erros médicos, situações que podem gerar danos significativos nos doentes.

Os cientistas do Instituto de Cuidados Meyers, da Universidade de Washington, Health Group, e do Centro Kaiser Permanente, nos Estados Unidos, descobriram que muitos eventos problemáticos geraram consequências variadas, tais como cuidados médicos adicionais, taxas de recuperação mais extensas, sofrimento emocional, e danos persistentes para a relação entre os pacientes e os seus médicos.

Os pesquisadores lembram que uma das conclusões mais importantes  e necessárias retirar deste estudo reside na necessidade de os médicos aprenderem a ouvir melhor os pacientes, a fim de melhorar o atendimento.

A pesquisa conclui que é necessário encontrar novas formas de comunicar e explicar os passos e sintomas do tratamento, adotando estratégias que ajudem a encorajar os pacientes e médicos para uma comunicação aberta sobre as suas experiências de cuidados e expetativas.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter