Primeiros testes com anticorpo fazem antever sucesso no tratamento da leucemia

Os primeiros testes realizados com o anticorpo KB004 num doente, através de um ensaio clínico de fase 1, foram recentemente anunciados pela biofarmacêutica norte-americana KaloBios. O anticorpo pode combater eficazmente a leucemia e os testes mostraram resultados muito promissores.

O anticorpo KB004 actua directamente sobre a proteína onco-fetal EphA3 que se expressa em diversos tipos de tumores, incluindo a leucemia. Uma equipa de investigadores australianos das universidades de Monash e Queensland e do Instituto de Investigação Médica de Queensland isolou o anticorpo monoclonal precursor KB004, avaliando o potencial da EphA3 como alvo de um anti-cancerígeno.

O investigador Martin Lackmann mostra-se muito satisfeito com “a progressão do KB004 na clínica, pois acreditamos que este anticorpo poderia proporcionar benefícios significativos para doentes com uma ampla gama de tipos de cancro, dado o seu potencial para matar os tumores através de vários mecanismos distintos”.

A equipa de investigação está confiante nas potencialidades do anticorpo KB004, depois de este ter revelado eficácia nos primeiros testes apurados, mostrando elevada capacidade de destruição das células cancerígenas num curto espaço de tempo.

O estudo multicêntrico de Fase 1 tem avaliado doentes com doenças hematológicas malignas EphA3-positivos, incluindo leucemia mielóide crónica, leucemia mielóide aguda, leucemia linfocítica aguda e síndrome mielodisplásica.

Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter