O Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho (UMinho) acaba de lançar o primeiro número da “Child Studies”, a primeira revista científica portuguesa dedicada aos Estudos da Criança.
Com publicação semestral online e de livre acesso e abrangência internacional, a revista pretende fazer uma abordagem holística dos estudos centrados na criança, englobando tópicos relacionados com os direitos das crianças nas suas várias vertentes e domínios, com o seu desenvolvimento e bem-estar, bem como com outros aspetos sociais, políticos e culturais que impactam as realidades das crianças. O número inicial inclui estudos de investigadores dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e Portugal.
“Esta revista constitui-se como um fórum multidisciplinar para a partilha e discussão sobre os contextos sociais e relações quotidianas das crianças, numa perspetiva holística”, explicou a diretora da “Child Studies” e do CIEC, Maria Assunção Flores.
A revista foi apresentada no 1.º Congresso Internacional de Estudos da Criança, que juntou até esta quinta-feira, 15 de setembro, em Braga, centena e meia de investigadores de 13 países, como Brasil, Dinamarca, Itália, Israel e Paquistão.
Fonte: O Minho/Fotografia: UMinho