A primeira unidade nacional de cuidados paliativos pediátricos vai abrir no final de março em Matosinhos e chama-se Kastelo Marta Ortigão. A unidade vai receber crianças dos 0 aos 18 anos e pretende recriar o ambiente de casa para dar mais conforto e alegria aos doentes de palmo e meio.
O Kastelo é uma unidade pioneira em Portugal criada para acolher crianças que sofrem com doenças crónicas, doenças oncológicas e/ou com esperança de vida curta e pouca ou nenhuma autonomia e ainda os seus familiares. Consiste num projeto desenvolvido pela Associação “No meio do Nada”.
Segundo revelou a associação, apesar de ainda não ter aberto as portas, a unidade já tem reservadas as 30 camas previstas.
A criação da unidade só foi possível devido ao apoio do Centro Hospitalar do Porto, que cedeu à Associação o palacete da herança da benemérita Marta Ortigão Sampaio, onde vai funcionar, e ainda à ajuda concedida pela Câmara de Matosinhos e pelo Lidl.
As obras do Kastelo tiveram início em 2013 e estão em fase adiantada, contudo, ainda faltam cerca de 600 mil euros para finalizar a construção, verba que a Associação “No meio do Nada” espera arrecadar através da campanha “Constrói o Kastelo”, na qual apela à doação de 1€ por pessoa através do NIB 0010 0000 4739 3210001 60.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.