O “Prémio FAZ Ciência”, uma iniciativa que pretende distinguir o melhor projeto de investigação translacional em Imuno-Oncologia desenvolvido em Portugal, está de volta para a 2º edição.
Promovido pela Fundação AstraZeneca e pela Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), o “Prémio FAZ Ciência” poderá premiar mais do que um projeto e entregará uma bolsa com um valor entre os cinco e os trinta e cinco mil euros; o valor será decidido pela Comissão de Avaliação consoante as candidaturas apresentadas.
O anuncio foi feito durante o 15º Congresso da Sociedade Portuguesa de Oncologia, que decorreu entre os dias 22 e 24 de novembro.
“Depois do sucesso da primeira edição do “Prémio FAZ Ciência”, decidimos manter a aposta na área da Imuno-Oncologia por se considerar uma área prioritária. Com este prémio pretendemos continuar a apoiar e a distinguir a investigação científica em Portugal que, como constatado na primeira edição, é de elevada qualidade”, disse Jesús Ponce, presidente da Fundação AstraZeneca.
Jesús Ponce explicou que um dos objetivos desta fundação é “apoiar a investigação científica e contribuir para a formação dos profissionais de saúde e para a produção de informação de qualidade”.
O presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia, Paulo Cortes, realçou a “investigação de ponta que se faz no nosso país”, afirmando que “esta iniciativa é uma oportunidade excecional para dar visibilidade, interna e externamente” aos trabalhos feitos em Portugal.
“No território nacional existem trabalhos em curso com investigações extraordinárias que no futuro abrirão portas a novas terapêuticas e técnicas de diagnóstico e prevenção da doença oncológica, e cuja excelência deve ser prestigiada e distinguida. O Prémio FAZ Ciência vem dar resposta a esta necessidade”, referiu.
O prazo para as candidaturas ao Prémio “FAZ Ciência” termina a 31 de janeiro de 2019.
Os projetos serão depois avaliados por uma Comissão de Avaliação composta por especialistas nacionais na área da Imuno-Oncologia. O prémio será entregue em abril de 2019
Mais informações estão disponíveis aqui e aqui.