Portugal vê nascer primeira Escola de Dor

A primeira Escola de Dor (Pain School SPA) direcionada exclusivamente para profissionais médicos vai nascer em Portugal, promovida pelo Grupo de Estudo de Medicina da Dor da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), com o objetivo de introduzir e ou melhorar conceitos nesta matéria.
A necessidade de criar a escola surgiu após um contato diário “com internos de várias especialidades, nomeadamente de anestesiologia”, através do qual se verificou que, “apesar da obrigatoriedade de estágios relacionados com a medicina de dor, em Unidades de Dor crónica e dor aguda, permanece uma falha ao nível de conceitos básicos nesta área”, afirma Ana Cristina Mangas, coordenadora do Grupo de Estudo da SPA.
A especialista aponta o baixo nível de conhecimento dos profissionais como “um obstáculo ao correto controlo da dor nas suas várias vertentes, tanto ao nível pré graduado como pós graduado”.
A Pain School SPA será constituída por quatro módulos com avaliação final, com a duração total de 16 horas, e que, de acordo com recomendações internacionais, abordarão temas fundamentais na formação em dor, seguindo o modelo biopsicossocial.
A Escola de Dor será oficialmente apresentada esta quinta-feira, 12 de março, no âmbito do Congresso Nacional de Anestesiologia da SPA, que se realiza no Hotel Cascais Miragem, em Cascais. 
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter