Portugal conta com 350 mil sobreviventes de cancro

Em Portugal, existem atualmente cerca de 350 mil sobreviventes de cancro. Esta tendência tem vindo a aumentar ao longo dos anos, mas tem sido acompanhada por um incremento na incidência da doença.
O balanço é da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que realiza este mês, entre os dias 11 e 12, um debate sobre o tema, ao abrigo do 2.º Congresso Nacional de Sobreviventes de Cancro, que se realiza em Coimbra promovido pelo Núcleo Regional do Centro da Liga.
Carlos de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, refere que os 350 mil sobreviventes de cancro em Portugal são fruto da evolução nos diagnósticos e tratamentos ao longo dos últimos 20 anos.
O especialista reforça que há 50 mil novos casos por ano em Portugal e lembra que a taxa de mortalidade de cinco anos após o diagnóstico ronda “os 50%”. A taxa de sobrevivência deverá continuar a aumentar, bem como a incidência da doença na população portuguesa, graças a vários fatores, nomeadamente “o envelhecimento da população” (a maioria dos cancros aparece em pessoas idosas) e “as alterações do estilo de vida”, explicou Carlos de Oliveira.
O Congresso Nacional de Sobreviventes de Cancro realiza-se no Hotel Vila Galé.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão

Deixe um comentário

Newsletter