Portugal implementou, no passado mês de outubro, o primeiro diploma de pós-graduação em cuidados paliativos pediátricos, no que se assume como um enorme progresso nos serviços de cuidados paliativos pediátricos de qualidade no país.
A Universidade Católica, em Lisboa, foi a entidade que lançou o primeiro diploma de pós-graduação em Pediatria Cuidados Paliativos no passado dia 25 de outubro, num curso que conta com a coordenação de Manuel Luís Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Fernando Coelho Rosa, professor de Pediatria, e Ana Forjaz de Lacerda, oncologista pediátrica e coordenadora do Grupo de Pediatria da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e da Comissão de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria.
As temáticas a debater na formação incluem os princípios e filosofia dos cuidados paliativos pediátricos, pesquisa, ética, comunicação, tristeza e luto, espiritualidade, apoio familiar, desenvolvimento de serviços e organização e controlo dos sintomas.
A primeira edição do curso conta com um total de 18 alunos inscritos. A formação terá sessões regulares até maio de 2014, com uma duração total de 124 horas, sob a forma de palestras formais, sessões práticas e discussões em grupo.
Os interessados em ficar a saber mais sobre esta formação podem aceder ao endereço www.ics.lisboa.ucp.pt.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.