A 6.ª Reunião de inverno da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma (ADL) decorreu recentemente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, subordinada à temática da importância do reiki e da acupuntura no tratamento de doentes com cancro.
Durante o encontro, os especialistas presentes tiveram oportunidade de debater os benefícios das Medicinas Complementares na vida dos doentes oncológicos, avaliando os resultados do contributo do reiki nos doentes de Hemato-Oncologia do Hospital de S. João, no Porto.
As perspetivas futuras das terapias complementares em Portugal, a “Acupuntura na dor Oncológica” ou os benefícios do reiki na diminuição do sofrimento associado à ansiedade e à dor em doentes hemato-oncológicos, foram alguns dos temas centrais da reunião, que analisou experiências e casos reais em algumas unidades.
No final do encontro, o hematologista Joaquim Andrade falou sobre “O bom senso e a Ciência”, na lógica de sensibilizar doentes e familiares para os cuidados a ter no momento de optar por Medicinas Alternativas, lembrando que estas devem ser encaradas como um complemento às terapêuticas tradicionais.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.