Foi em 2012 que o polícia Damon Cole, natural do Texas, nos Estados Unidos, começou a visitar crianças com cancro vestido de super-herói, para além de ajudar a proteger as ruas da localidade de Fort Worth.
A missão Damon é simples: levar sorrisos para os rostos de crianças em todo o país que estão a enfrentar as suas próprias batalhas e que precisam de um pouco de alento.
“Na maioria das crianças que eu visito, a reação é quase sempre a mesma, ficam de queixo caído e correm na minha direção para me darem um abraço”, diz Damon, que compara a reação dos pequenos a ganhar a loteria.
A dedicação deste polícia é imensa, a começar pelos seus figurinos, entre eles o do Batman, do Homem-Aranha ou do Homem de Ferro, que chegam a custar milhares de euros, pagos pelo próprio Damon.
O texano já percorreu o país inteiro para se encontrar com crianças com doença oncológica, na maioria das vezes a pedido dos pais, com quem tem vindo a manter contato ao longo dos anos. Mas isso nem sempre é fácil, pois Damon já perdeu muitos dos seus pequenos amigos para o cancro.
Um dos casos que mais marcou este policia herói foi o de Matthew, um jovem com um cancro terminal cujo sonho era conhecer o Batman. “Eu nunca me vou esquecer disto”, conta Damon acerca do encontro com Matthew; “quando eu olhei para ele, ele disse-me: ‘Desculpa Batman’ e eu perguntei porquê, ao que ele respondeu ‘Porque eu queria sorrir, mas já não tenho forças’. Foi a única vez que chorei enquanto estava mascarado”, conta o policia. O menino acabou por falecer e no dia do seu funeral, Damon vestiu-se de Batman e foi homenagear o seu amigo durante a cerimónia.
O nome de Matthew, juntamente com o nome de várias outras crianças, encontra-se escrito num carro que o policia usa para se deslocar durante as suas aventuras de super-herói.
“As pessoas gostam de me chamar de herói, mas eu não sou nenhum herói, heróis são todas aquelas crianças”, diz Damon.
Este artigo foi úlil para si?
SimNão
Deixe um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.